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São José do Rio Preto, 9 de Dezembro, 2010 - 1:00
Transporte público urbano

Walter Luis Gianini

Estamos diante de um momento de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico e determinação do nível de competitividade de Rio Preto no cenário nacional de municípios de médio porte. O novo processo de licitação para concessão do serviço de transporte público urbano, previsto para acontecer em fevereiro de 2011, significa uma oportunidade valiosa de aprofundamento das discussões técnicas em busca de atender satisfatoriamente os principais requisitos do transporte público, representados pela disponibilidade do serviço, frequência e pontualidade nas linhas, tempo de viagem, conforto, segurança e tarifa justa aos usuários do sistema.

Muito se tem falado da necessidade de quebrar o suposto monopólio imposto pelo contrato de concessão vigente. Seria esta a solução para os graves problemas do sistema atual? O que uma duas ou três novas operadoras poderiam fazer diante das grandes limitações de infraestrutura de uma cidade cujo poder público há décadas prioriza investimentos em transporte individual em detrimento do coletivo? Rio Preto vive uma crise de mobilidade caracterizada por velocidades de circulação cada vez mais baixas. Cenário comum em cidades que crescem sem o devido planejamento do sistema viário, que deveria ser elaborado como parte integrante do plano diretor de desenvolvimento da cidade. Com o aumento da oferta de veículos em circulação e as deficiências do sistema de transporte coletivo, o resultado não poderia ser outro a não ser o estado caótico em que se encontra o nosso trânsito urbano. O reconhecimento da importância socioeconômica do transporte público tem levado diversas cidades a tomarem medidas que priorizam a operação dos veículos de transporte coletivo em seus sistemas viários. Principalmente através de faixas exclusivas ou segregadas, que favorecem a eficiência do transporte coletivo tornando-o mais agradável para os seus usuários e estimulando a substituição, em determinadas situações, do transporte individual pelo coletivo.

O Projeto Básico do Sistema de Transporte Coletivo Urbano, ou parte dele, apresentado até o momento para a sociedade, através de audiência pública realizada na Swift, revela falta de profundidade técnica e de planejamento futuro. Não responde questões fundamentais neste momento como: investimentos necessários em infraestrutura de vias e terminais, modelo de gestão e de fiscalização do sistema, método para determinação da tarifa e forma de remuneração das empresas operadoras, fontes orçamentárias para cobrir o custo das gratuidades e descontos criados pela legislação municipal, projeção do crescimento da demanda para daqui a dez ou quinze anos e impactos decorrentes e, finalmente, o critério técnico que será utilizado para definir o número ideal de empresas para operar o sistema. Qualidade do serviço a um preço justo. É isso que a população espera do transporte público urbano. Em recente enquete realizada através do portal deste Diário, os internautas elegeram como prioridades a tarifa mais barata, agilidade nas linhas e ônibus novos e confortáveis, confirmando os requisitos de qualidade em transporte público. Não podemos mais continuar tratando questão tão importante para a população, com o alto grau de improvisação como até agora tem sido tratada. O assunto é técnico e complexo. Acaloradas discussões políticas, como as que dominaram a maior parte das manifestações da referida audiência pública, mesmo que bem intencionadas, não resolverão os problemas do transporte público urbano de Rio Preto.

 
     
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