› São José do Rio Preto, 25 de maio de 2012
 
Busca avançada
Saúde
 
Estudo
São José do Rio Preto, 31 de Janeiro, 2012 - 17:52
Beber leite melhora desempenho mental

Núcleo Multimídia

Reprodução
Maior consumo de leite atinge pontos mais elevados em testes de memória e de outras funções cerebrais
Quem toma um copo de leite por dia ajuda duplamente o organismo, pois recebe os nutrientes essenciais necessários e também colabora para um melhor desempenho mental, diz um estudo recente, publicado no 'International Dairy Journal'.

De acordo com o texto, adultos com maior consumo de leite e produtos lácteos conseguem atingir pontos muito mais elevados em testes de memória e de outras funções cerebrais do que aqueles que bebem pouco ou nenhum leite. Além disso, as possibilidades de falha dos bebedores de leite são cinco vezes menores do que o restante.

No estudo, pesquisadores da Universidade de Maine acompanharam mais de 900 homens e mulheres, com idades entre 23 e 98, durante testes do cérebro - incluindo testes de memória visual-espacial, verbal e de trabalho. Os participantes também eram avaliados segundo seus hábitos de consumo de leite.

Foram realizadas oito diferentes medidas de desempenho mental e, independentemente da idade ou do teste, todas as pessoas que bebiam ao menos um copo de leite por dia apresentavam mais vantagens na hora da resolução.

As maiores pontuações foram observadas naqueles com grande ingestão de leite e produtos lácteos em comparação com os que consomem pouco e em menor frequência. Os benefícios persistiram mesmo depois que os estudiosos levaram em conta outros fatores que podem afetar o cérebro, como a saúde cardiovascular, a dieta alimentícia e o estilo de vida. Na verdade, os bebedores de leite tendem a adotar dietas mais saudáveis no geral, dizem os pesquisadores.

Além dos muitos benefícios para a saúde, como evitar problemas nos ossos, o leite pode ajudar a retardar o declínio mental. Ou seja, um benefício para o futuro e inevitável envelhecimento da população.

Segundo os cientistas, ainda são necessárias mais pesquisas, porém não dá para ignorar os efeitos positivos do leite sobre o funcionamento do cérebro. "É uma oportunidade para retardar ou prevenir a disfunção neuropsicológica", afirmam.



Fonte: estadao.com.br
 
     
6 de Julho, 2011
Universitária morre ao doar medula óssea
 
8 de Julho, 2011
‘Foi cruel ver minha filha agonizando e não poder fazer nada’
 
7 de Julho, 2011
Jovem agonizou por 1 hora até ser atendida
 
21 de Agosto, 2010
Saúde anuncia 574 vagas em concurso
 
29 de Setembro, 2010
Atraso, briga e morte na UPA Norte de Rio Preto
 
 
› 25/05 Ambulância leva mãe, filha e restos animais
› 25/05 Saúde prorroga vacinação contra gripe por 7 dias
› 24/05 Vacinação contra a gripe é prorrogada até 1 de junho
› 24/05 Polícia investiga duas mortes em hospital
› 24/05 Rio Preto tem mais dois casos positivos de H1N1
› 23/05 Quando o cérebro desliga
Leia mais sobre Saúde
estudo leite pesquisa
 
Portal Diarioweb DiarioWeb no Facebook!
Projeto Saúde Sustenável
Imobiliária
Gurupi
(17) 3214-7000
Consultoria e Cerimonial
Rosa X
(17) 3224-8353
Condominium
Imóveis
(17) 4009-3333
Imobiliária
Interplan
(17) 3304-6007
Home | Institucional | Economia | Cidades | Geral | Esportes | Saúde | Política | Meio Ambiente | Estradas | Tecnologia | Educação | Opinião | Opinião do leitor | Artigos | Editorial | Classificados | Divirta-se | Atendimento | Promoções | Fotojornalismo | Vídeos | PodCasts | Blogs | RSS | Jornal na Educação
Diarioweb® Todos os direitos reservados // Atendimento Design e desenvolvimento MagicSite