Noticias Saúde - Novas técnicas eliminam gorduras localizadas- Diarioweb
Saúde
 
Estética
São José do Rio Preto, 1 de Abril, 2012 - 2:25
Novas técnicas eliminam gorduras localizadas

Cecília Dionizio e Elen Valereto

Sergio Isso
Dermatologista Carlos Roberto Antonio, de Rio Preto, demonstra o criolipólise em paciente


Combater a gordura localizada é um dos principais objetivos dos novos lançamentos para o mercado da beleza. Rio Preto, por exemplo, já dispõe de um aparelho responsável por realizar criolipólise. Traduzindo: ele ajuda, por meio do frio, a eliminar pequenas áreas de gorduras, como os culotes, por exemplo, explica o dermatologista Carlos Roberto Antonio, responsável pela disciplina de Cirurgia Dermatológica e Laser da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp).

Ao lado desta novidade, já está em uso também no País um aparelho denominado de laserlipólise, que, ao contrário da criolipólise, usa o calor para acabar com as gorduras. Segundo o dermatologista Aldo Toschi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os novos tratamentos são voltados para reduzir os acúmulos de gordura e não implicam em combater a obesidade.

Para a dermatologista Úrsula Metelmann, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, as novas técnicas representam novos conceitos e uma nova interação do laser com o tecido, que deverá melhorar e manter constantes os resultados obtidos.

Segundo o dermatologista Carlos Roberto, a criolipólise provoca uma reação do organismo ao ser submetido ao resfriamento - ele reage como se fosse uma inflamação e leva à eliminação da célula de gordura, proporcionando efeito natural à redução das medidas na área do corpo tratada, tais como flanco, culotes e abdômen.

Já a laserlipólise é uma técnica que utiliza um princípio já conhecido, o calor, para derreter as gorduras, porém com o auxílio do laser. O dermatologista Aldo Toschi explica que esse procedimento também abrange áreas mais extensas. O diferencial é que só pode ser feito em centro cirúrgico, requer anestesia e acompanhamento de um anestesiologista. E permite que seja usada a técnica de lipoaspiração, concomitantemente ao laser para remoção de maiores quantidades de gordura.

A principal forma de agir da laserlipólise é destruir o adipócito por meio do calor emitido de forma direta por meio da fibra óptica, que, ao ser introduzida no tecido, provoca calor, rompendo a membrana, que se derrete de maneira uniforme. “O aquecimento promovido é repassado à derme e promove o ‘skin tightening’ (retração da pele), sendo também indicada para o tratamento das áreas flácidas. Está melhor indicado para regiões como queixo duplo, abdômen, face interna de coxas e braços.

O dermatologista João Carlos Pereira, da Clínica Derm, que conheceu a criolipólise no exterior e deve contar com a tecnologia a partir do mês que vem, diz que se interessou pelo aparelho (que usa o resfriamento controlado para congelar a gordura sob a pele) pelo fato de ele ser inovador não-invasivo. “A ponteira do aparelho é pressionada na área a ser tratada e resfria intensamente o local, em um nível que atinge e quebra as células de gordura sem machucar a epiderme”, explica.


Curso apresenta tendências de estética

Novidades que ajudam a combater o envelhecimento precoce, gorduras localizadas entre outros problemas que afetam a beleza foram apresentados durante o VII Curso de Atualização e Especialização em Cirurgia Dermatológica, Tecnologias e Rejuvenescimento, encerrado ontem em Rio Preto.

O evento, realizado desde quita-feira no auditório da Universidade Paulista (Unip), reuniu 150 dermatologistas de toda a região para acompanhar as novidades apresentadas - inclusive ao vivo, com participação de pacientes - por mais de 30 especialistas vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Dentre as principais novidades apresentadas estava justamente a criolipólise. “Este é o primeiro curso que acontece no Brasil logo após a realização do ‘Anual Meeting’ da Academia Americana de Dermatologia, recém realizado na Califórnia. Quem não foi aos Estados Unidos fica sabendo em primeira mão o que há de tendência mundial na nossa especialidade”, informa o dermatologista João Roberto Antonio, professor emérito da Famerp e um dos organizadores do evento científico.


‘Não há corte, anestesia, internação ou dor’

Leia entrevista com o dermatologista Carlos Roberto Antonio sobre a técnica denominada criolipólise.

Diário da Região - Como é feita a aplicação desse método?
Carlos Roberto Antonio - A área a ser tratada é limpa e recoberta com uma manta térmica para proteger a pele (epiderme) e então queimar apenas a gordura.

Diário - Em quais partes do corpo a criolipólise pode ser usada?
Carlos Roberto - Em todas áreas onde há gordura localizada, onde é possível comprimir entre os dedos, do tamanho de uma área da palma da mão.

Diário - Quais são as vantagens da criolipólise?
Carlos Roberto - Não há cortes, anestesia, internação ou dor, e o paciente pode voltar a suas atividades imediatamente.

Diário - Quantas sessões são necessárias e qual a duração de cada uma?
Carlos Roberto - Em média, uma hora por área ou por cada lado.

Diário - Quanto de gordura é possível eliminar no tratamento?
Carlos Roberto - Os trabalhos acusam um a dois centímetros por região tratada.

Diário - Há alguma contraindicação (peso, idade, fator de risco)?
Carlos Roberto - Sim. Não pode ter problemas de circulação. Não pode tomar remédios do tipo anticoagulante, como o AAS. Precisa estar próximo ao peso ideal. Pode ser feito em qualquer idade.

Diário - Já tem muita adesão ao novo método na cidade?
Carlos Roberto - Acredito que, por ser um método novo, o rio-pretense que é muito crítico procura esperar e aguardar para conhecer melhor a eficácia. Desta forma, eles ainda estão começando a aderir. (EV e CD)


Tecnologias combinadas

Outra novidade recém chegada ao Brasil é o laser Smartxide Dot/RF, cuja função rejuvenescedora é combinada com o laser de CO2 e a radiofrequência, potencializando os resultados. O equipamento foi apresentado aos especialistas brasileiros pelo cirurgião plástico Maurício Albuquerque, no IX Congresso Mundial de Medicina Estética, da International Association de Aesthetic Medicine e Associação Internacional de Medicina e Estética (IAAM/ASIME), realizado dia 16 do mês passado, no Rio de Janeiro.

A tecnologia, que já é largamente utilizada no exterior – foi adotada pela cantora Madonna, que, aos 53 anos, apresenta uma pele impecável -, chega ao Brasil numa versão ainda mais avançada, justamente porque reúne duas tecnologias - o laser de CO2 e a radiofrequência.

Segundo Albuquerque, a combinação inédita garante resultados rápidos e eficientes nos tratamentos de estrias, envelhecimento, manchas, rugas e flacidez. “A novidade reduz o número de sessões e proporciona uma recuperação rápida aos pacientes. A alta tecnologia aplicada ao novo aparelho facilita a utilização médica, principalmente porque possui critérios de seleção para a região corporal que se deseja tratar”, diz.







Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

 
     
16 de Agosto, 2012
Sangramentos fora de hora merecem atenção
 
18 de Abril, 2012
Exame de ferritina calcula os níveis de ferro
 
8 de Maio, 2012
Sangramento menstrual excessivo pode ser tratado
 
6 de Julho, 2011
Universitária morre ao doar medula óssea
 
23 de Abril, 2013
Asa Branca tem alta após 71 dias
 
 
› 21/10 Campanha antirrábica planeja imunizar 40 mil cães e gatos
› 21/10 Projeto de lei determina presença de dentistas em UTI
› 18/10 Técnicas ajudam quem sofre com problemas na coluna ou de respiração
› 17/10 Entenda porque a má circulação se agrava com a idade
› 17/10 Empresa realiza corrida de rua no domingo
› 16/10 Terapia mostra eficácia no tratamento da dor
Leia mais sobre Saúde
plástica dermatologia estética cirurgia plástica
 
 
Acervo
Revista Vida e Arte
Negócios em Pauta
Locall
Imóveis
(17) 3355-1090
Condominium
Imóveis
(17) 4009-3333
 
 
Bemac
Máquinas de costura
(17) 3234-3687
Home | Institucional | Economia | Cidades | Geral | Esportes | Saúde | Política | Estradas | Tecnologia | Educação | Meio Ambiente | Sirva-se | Olá | Opinião | Artigos | Editorial | Opinião do leitor | Classificados | Divirta-se | Atendimento | Promoções | Fotojornalismo | Vídeos | PodCasts | Blogs | RSS | Jornal na Educação
Diarioweb® Todos os direitos reservados // Atendimento Design e desenvolvimento MagicSite