Noticias Esportes - Brasil abre 2 a 0 contra a Rússia na Copa Davis- Diarioweb
Esportes
 
A uma vitória de elite
São José do Rio Preto, 15 de Setembro, 2012 - 1:50
Brasil abre 2 a 0 contra a Rússia na Copa Davis

Ozair Júnior e Carlos Petrocilo

Rubens Cardia
Thomaz Bellucci derrotou Teymuraz Gabashvili por 3 sets a 1
O Brasil está bem próximo de confirmar sua volta ao Grupo Mundial da Copa Davis, após uma década. Depois das vitórias de Rogério Dutra Silva sobre Igor Andreev, que desistiu quando perdia por 2 sets a 0 (6/2 e 6/1), e de Thomaz Bellucci sobre Teymuraz Gabshvili - 3 sets a 1, com 6/3, 4/6, 6/0 e 7/6 (4) -, ontem, no Harmonia Tênis Clube, em Rio Preto, o time brasileiro abriu 2 a 0 no playoff contra Rússia.

Hoje, às 15 horas, no duelo de duplas, o Brasil já pode definir seu lugar entre as 16 principais potências da modalidade em 2013. A missão de finalizar a batalha será da dupla Marcelo Melo e Bruno Soares, que enfrenta a parceria russa Alex Bogomolov Junior e Stanislav Vovk.

Ontem, o saque de Bellucci foi seu diferencial no duelo contra Gabashvili, que durou 3h18. Apesar da vitória, o número 1 do Brasil e 41º do mundo teve um primeiro set duro. Depois de conseguir a quebra no segundo game, após uma demorada troca de vantagens, fechou em 6/3. O pedido de bola fora feito pelo russo quando perdia por 4/2 foi motivo para a torcida mostrar sua força e pegar no pé do russo.

Mostrando gana e força na parcial seguinte, o russo equilibrou o jogo e empatou a partida ao quebrar o serviço de Bellucci, que cometeu erros primários em bolas simples, no décimo game, e fechar com 6/4. No terceiro set, Bellucci voltou a sentir o apoio da torcida e de forma irretocável quebrou o serviço russo no primeiro, terceiro e quinto games, aplicando um “pneu” em Gabashvili - 6/0 - para delírio da torcida.

O quarto set começou com nova chance de quebra para Bellucci, que abriu 0/40, mas não consumou a quebra. Foi a parcial mais equilibrada da partida só definida no tie-break. Com a torcida a seu favor, Bellucci conseguiu fechar 7/6 (4). “Foi um dia bom para mim e para o Rogério e agora vamos atrás desse terceiro ponto para garantir a volta à elite”, disse Bellucci.

Guilherme Baffi
O russo Igor Andreev sentiu dores no ombro e desistiu em seguida


“Essa torcida ajudou bastante, aqui dentro de quadra a gente sente o apoio, a vibração positiva e estamos no caminho certo.” Na primeira partida do dia, Rogerinho venceu os dois primeiros sets e contou com a desistência de Andreev. O 115º do planeta começou a todo vapor, explorando a jogada de fundo de quadra e a canhota do russo Andreev, que se mostrava descalibrada.

Logo no segundo game, Rogerinho quebrou o serviço do adversário e, empurrado pelo ídolo Guga, ovacionado pela torcida ao sentar-se no banco brasileiro, caminhou para vitória no set, tornando a quebrar o serviço de Andreev no oitavo game - 6/2.

No segundo set, Rogerinho conseguiu sua primeira quebra no quarto game e quando fez 4/1, viu Andreev pedir atendimento médico, alegando dores no ombro direito. A torcida, que enfrentou um calor de quase 40 graus, não perdoou vaiou o russo. Mas, o 96º da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) estava mesmo sentindo, diminuiu seu ritmo e assistiu a nova quebra de Rogerinho no sexto game.

Ao confirmar seu saque, o brasileiro fechou em 6/1 e Andreev literalmente pediu para sair. “Estou feliz com a vitória independente de ele ter desistido do jogo. Não sabíamos de nenhuma lesão ou dor dele, mas senti que ele começou a jogar curto”, disse Rogerinho, que pode voltar a quadra amanhã, contra Gabashvili, com o playoff já definido. “Estou pronto, não acabou nada ainda, vou torcer pelos outros agora, mas se precisar de mim quero estar 200% para sair com a vitória.”






Guilherme Baffi
Gustavo Kuerten está em Rio Preto para prestigiar a equipe
Guga acompanha vitórias brasileiras

Quem roubou a cena ontem no Harmonia foi o ex-tenista número 1 do mundo Gustavo Kuerten, o Guga, que fez questão de acompanhar os duelos de Rogerinho e Bellucci no banco da equipe brasileira. O tricampeão de Roland Garros estava junto com seu ex-treinador Larri Passos e foi saudado pela torcida com os gritos de “olê, olê, olê, olá, Guga, Guga”.

Atencioso com os fãs, o “Manezinho”, que fez parte do time brasileiro de 2003, última vez que o País esteve na elite, tirou fotos e distribuiu autógrafos para a galera nos intervalos dos sets. Hoje, às 14 horas, Guga vai conceder uma entrevista coletiva na sede do Harmonia.

Thiago Alves está na semi

O tenista rio-pretense Thiago Alves, do Harmonia Tênis Clube/Smel/Asics, avançou ontem, à semifinal do Challenger de Cali, na Colômbia. Sem muitos problemas, Alves passou pelo norte-americano Wayne Odesnik por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/1, pelas quartas de final, realizadas ontem.

“Joguei bem, principalmente taticamente. Consegui encontrar o caminho da vitória e me mantive o tempo inteiro focado nele”, comentou o rio-pretense, que ocupa o posto de 140 do ranking da ATP e buscará uma vaga na final, hoje, contra o carioca Fabiano de Paula.

Por chegar à semifinal, Thiago Alves garantiu 35 pontos no ranking e R$ 7 mil em premiação. O Challenger de Cali distribui premiação de R$ 150 mil. Alves é franco favorito na semifinal de hoje contra o jovem carioca de 23 anos e apenas 351 do ranking. Paula eliminou o argentino Guido Pella por duplo 6/1. “Conheço bem o jogo do Fabiano e sei onde posso incomodá-lo. Vamos para cima, estou bem confiante e quero chegar nessa final”, falou o rio-pretense.

Júlia Gomide

Hoje, Júlia Gomide, do Monte Líbano/Usina Colombo/Açúcar Caravelas, decide o título do Chirimoya Bowl, torneio júnior (sub-18) da ITF (sigla em inglês para Federação Internacional de Tênis), em Quillota, no Chile. Júlia enfrenta a chilena Olivares Macarena Lopes, favorita ao título. Depois, a rio-pretense, atual 940 do ranking da ITF, parte para outra competição no Chile.



Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

 
     
7 de Junho, 2014
Veja fotos do acidente que matou Fernandão
 
14 de Fevereiro, 2010
Conheça as ‘Gatas do Paulistão 2010’
 
11 de Abril, 2010
Modelo do Mirassol é finalista do “Gata do Paulistão”
 
5 de Março, 2010
São Paulo joga no Teixeirão no dia 7 de abril
 
10 de Dezembro, 2009
Fifa avalia Rio Preto para ser subsede
 
 
› 19/09 Cenário político não interfere no time, diz Mano Menezes
› 19/09 Bernardinho prega paciência e lucidez diante da França
› 19/09 Dorival Júnior prepara 4 mudanças no time do Palmeiras
› 19/09 Guerrero é convocado e Corinthians tem novo problema
› 19/09 Rendimento da Williams em Cingapura preocupa Massa
› 19/09 Em campanha, Dilma defende o Ministério do Esporte
Leia mais sobre Esportes
tênis Harmonia Tênis Clube
 
 
Acervo
Revista Vida e Arte
Negócios em Pauta
Locall
Imóveis
(17) 3355-1090
Condominium
Imóveis
(17) 4009-3333
 
 
Bemac
Máquinas de costura
(17) 3234-3687
Home | Institucional | Economia | Cidades | Geral | Esportes | Saúde | Política | Estradas | Tecnologia | Educação | Meio Ambiente | Sirva-se | Olá | Opinião | Artigos | Editorial | Opinião do leitor | Classificados | Divirta-se | Atendimento | Promoções | Fotojornalismo | Vídeos | PodCasts | Blogs | RSS | Jornal na Educação
Diarioweb® Todos os direitos reservados // Atendimento Design e desenvolvimento MagicSite