Noticias Cidades - Assassino do pai queria matar mãe também- Diarioweb
Cidades
 
Monte Aprazível
São José do Rio Preto, 16 de Março, 2010 - 3:04
Assassino do pai queria matar mãe também

Hélton Souza e Graziela Delalibera

Sérgio Menezes
O túmulo do engenheiro agrônomo Benedito Luís da Silva Filho, morto pelo filho e enterrado ontem
Gustavo Luís Pereira da Silva, 28 anos, preso na manhã de anteontem em Monte Aprazível acusado cortar o pescoço do pai, o engenheiro agrônomo Benedito Luís Pereira da Silva Filho, 61, disse à polícia que também pretendia matar a mãe, a professora Maria Lúcia Alves de Lima, 48. Segundo a família, ele é portador de esquizofrenia e fazia tratamento psiquiátrico havia quase dois anos, tendo sido internado por diversas vezes. A vítima foi enterrada ontem de manhã, no Cemitério Jardim da Paz, em Rio Preto.

Em Monte Aprazível, Silva aproveitou que a mãe e o segurança particular da família, A.W.C., 45, dormiam e matou o pai pelas costas. O engenheiro usava o computador no escritório quando o filho chegou por trás, puxou a cabeça dele pelos cabelos e lhe cortou o pescoço com uma faca de cozinha. Ele não chegou a separar o membro do corpo. O gritos de socorro assustaram o cachorro da família, que começou a latir e acordou o segurança e a mulher da vítima. A.W.C. encontrou o engenheiro caído no chão da sala, após se rastejar por alguns metros. A faca usada no crime estava em cima do sofá. Maria Lúcia pediu ajuda aos vizinhos, que acionaram a Polícia Militar e a ambulância do município, mas Silva Filho não resistiu.

Logo após o crime, o filho saiu com as mãos e roupas ensaguentadas pelas ruas da cidade e foi preso em flagrante na rua Osvaldo Aranha. Aos policiais ele contou que iria até a delegacia para se entregar. De acordo com o delegado Luciano de Siqueira Bracci, Silva confessou o crime, mas não explicou o motivo que o levou a matar o pai. Ele acredita que a presença do segurança tenha evitado a morte de Maria Lúcia. “Quero ouvir a mãe e os demais familiares para saber se havia desavenças entre eles. O que sei é que ele fazia tratamento médico.”

Bracci disse que o acusado não está em cela separada porque não foi informado pela família de que ele é portador de esquizofrenia. “Ninguém apresentou nenhum exame que ele é doente. Só repassaram as medicações que são contínuas.” O delegado também não informou quantos detentos dividem a cela com Silva e disse que não deve pedir exame para confirmar a doença. “Só se a Justiça quiser.” Silva está preso acusado de homicídio duplamente qualificado por ter matado o pai por motivo fútil e à traição.

Doença

A mãe afirmou na tarde de ontem que o filho era esquizofrênico, mas que o marido não queria mais interná-lo. “Ele dizia que era um sofrimento para o menino e que toda vez ele voltava pior.” De acordo com a mãe, o engenheiro costumava dizer que “o que não tem remédio, remediado está”, em referência à doença do filho. “Eu havia alertado e falado: ‘Benê, uma hora vai acontecer uma tragédia na família’. Mas não adiantou.”

Para a irmã de Silva, que não quis se identificar, o irmão não tinha consciência do que estava fazendo. “Estamos tristes pela perda do meu pai, mas não estamos com raiva nem em estado de choque pelo meu irmão porque isso é uma doença.” Segundo ela, o irmão tomava medicamentos controlados, mas que não faziam efeitos. De acordo com o vizinho João Onofre da Silva, 59 anos, o rapaz também seria usuário de drogas, o que comprometia o tratamento. A família negou.

Impulso

“Isso que ocorreu não é um crime. É um sintoma, impulso provocado pela doença. Naquele momento ele estava dominado pela doença”, afirma o psiquiatra Marco Aurélio Van Erven. Van Erven conta que os casos em que esquizofrênicos matam parentes são comuns porque as vítimas são sempre os que estão mais próximos do doente.

Esse foi o terceiro crime neste ano na região em que os acusados são portadores de transtornos psíquicos. No último dia 23 de janeiro, o aposentado Nilson de Andrade Justino, 47, teria matado e decapitado a mulher e as duas filhas dentro de casa, no bairro Solo Sagrado, zona norte de Rio Preto. No último sábado, M.A.M.J., 28, foi preso acusado de tentar matar o padrasto, o policial militar reformado W.L.S., 68. Ele também seria portador de esquizofrenia.

Promotor recebe laudo de crime

O promotor de Justiça José Américo Ceron recebeu os laudos necroscópicos de Lucelena de Sousa Pinheiro Andrade Justino, 40, e das filhas, Tatiana, 23, e Mariana, 18, decapitadas pelo aposentando Nilson de Andrade Justino. Segundo o promotor, a perícia confirmou que o crime ocorreu entre as 19 h e meia-noite do dia 23 de janeiro, um dia antes dos corpos serem encontrados. O relatório também apontou que não houve violência sexual contra as vítimas. Antes de serem decapitadas, mãe e filhas levaram golpes de marreta na cabeça. Além de uma serra, o acusado também usou uma faca para separar a cabeça dos corpos.

Tatiana tinha paralisia cerebral e seu corpo foi encontrado sem blusa. A delegada responsável pelo caso, Margarete Franco, apurou que a menina não suportava vestes na parte de cima do corpo e por isso vivia coberta por um lençol. De acordo com o promotor, até o momento não há nada que demonstre que o aposentado não estivesse consciente de seus atos. Justino continua preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Rio Preto.

 
     
24 de Novembro, 2013
Trem descarrila, atinge casas e mata oito pessoas
 
17 de Janeiro, 2010
Arrependidos pagam até R$ 2 mil para retirar tatuagem
 
27 de Dezembro, 2009
Programa rende R$ 8 mil para universitárias
 
18 de Janeiro, 2010
Temporal mata duas pessoas em Rio Preto
 
18 de Dezembro, 2013
Jovem de 22 anos morre em acidente na zona oeste
 
 
› 21/04 Feriado de Tiradentes com atrações para todos
› 20/04 Criançada malha o boneco de Judas
› 20/04 Homem é pego acusado de furtar gasolina
› 20/04 O abduzido de Catanduva
› 20/04 Uma beata para Mirassol
› 20/04 A série Rua da Gente apresenta a rua Casablanca
Leia mais sobre Cidades
Monte Aprazível família homicídio morte
 
DiarioLeaks
Blog revista Vida e Arte
Locall
Imóveis
(17) 3355-1090
Condominium
Imóveis
(17) 4009-3333
Locação de Brinquedos
Tudo novo !!!!
(17) 3014-2276
Bemac
Máquinas de costura
(17) 3234-3687
Criação de Sites
e Lojas virtuais.
(17) 99641-2508
Amarido Vende !
Imóveis resid/com
(17) 3301-0925
Home | Institucional | Economia | Cidades | Geral | Esportes | Saúde | Política | Estradas | Tecnologia | Educação | Meio Ambiente | Sirva-se | Olá | Opinião | Opinião do leitor | Artigos | Editorial | Classificados | Divirta-se | Atendimento | Promoções | Fotojornalismo | Vídeos | PodCasts | Blogs | RSS | Jornal na Educação
Diarioweb® Todos os direitos reservados // Atendimento Design e desenvolvimento MagicSite