S. J. do Rio Preto - Sexta, 24 de outubro de 2014 




 
 
Notícias
Diarioweb Busca de Notícias

 
Arquivo de Notícias
Carnaval
Dossiê Diário
A inteligência contra o crime
Diário Olímpico
AgroDiário
A vida como ela é
Barretos
100 anos da imigração japonesa no Brasil
Beira D Água
Rio Preto 157 anos
Copa 2002
Charge
Cidades
Chame o Diário
Diário História
Copa 2006
Comportamento
Economia
Copa Diário/Sesc
CPI Banestado
Jogos Abertos
Rio Preto 156 anos
AgroDiário
Expo Rio Preto
Educação
Eleições
Santa Europa
Esportes
Rio Preto 154 anos
Meio Ambiente
Guerra no Golfo
Política
Paz no Trânsito
Revista Bem Estar
Rio Preto 153 anos
Saúde
Semae
Sua Casa
Tecnologia
Turismo
Últimas Notícias
Veículos
Zé Buracão
Divirta-se
Cinema
Teatro
Eventos e Shows
Galeria de Fotos
Coluna Social
Horóscopo
Diário Imagens
Opinião
Artigos
Bastidores
Coluna do Diário
Defesa do Consumidor
Dividida
Editorial
Flash Bola
Opinião do Leitor
Proteja-se!
Mário Luiz sabe o que diz
Serviços
Loterias
Estradas
Mapa do site
Notas de Falecimento
Contato
Nossos telefones
Fale Conosco
Disque Denúncia
Anuncie
Os preferidos
Consumidor fala quais são as marcas de carro que dão menos problemas
São José do Rio Preto, 13 de abril de 2008
  Divulgação  
O Corolla, da Toyota, teve 92 no índice de confiabilidade dos consumidores

Michelle Monte Mor

Ao comprar um veículo novo ou usado, o que você leva em conta? A aparência, economia, potência ou se o modelo visita muito a oficina? Nunca parou para pensar nisso? Pois bem, a Pro Teste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, enviou, em abril do ano passado, um questionário para seus associados com perguntas sobre os principais tipos de problemas que os veículos apresentam. Eles receberam resposta de 3.027 pessoas. Na pesquisa, os veículos foram divididos em dois grupos: os fabricados antes e a partir de 2002. Fizeram parte da pesquisa, os sedãs (38,3%), os hatchs (30,3%), os stations wagon (6,2%), utilitários esportivos (5,8%), picapes (4,6%), minivans (4,3%), esportivos (3,8%), vans (1,0%) e conversível (0,2%). Destes, 84,4% rodam em áreas urbanas, 54,2% têm motoristas entre 35 e 55 anos, 67,7% rodam apenas com gasolina, 52,6%, foram comprados de segunda mão e 54,3% em concessionária. Os problemas que põem em risco a vida do consumidor, como nos freios, ou que impedem o carro de andar, como no motor, tiveram peso maior na construção do índice de confiabilidade dos veículos. Quando o índice fica mais próximo de 100, mais confiável é o veículo e menor a probabilidade de você ter de levá-lo para a oficina.

De acordo com o resultado divulgado pela Pro Teste, as montadoras confiáveis são as japonesas. Honda (índice de 89,5) e Toyota (índice de 89,4) ocupam os primeiros lugares. Em terceiro lugar está a Citröen (índice de 87,6). A Ford (índice de 73,4), Chevrolet (índice de 73), Fiat (índice de 72,5) e Volkswagen (índice de 67,6) ocupam as quatro últimas posições no índice de confiabilidade. Quando o assunto é modelo, a situação continua a mesma. Civic e Corolla continuam à frente na pesquisa. O primeiro com índice 95 de confiabilidade e o segundo, com 94,2. No entanto, o Fiat Palio, por exemplo, sai das últimas colocações e ganha o quarto lugar na opinião dos entrevistados, como o mais confiável, com 89,3 no índice. O Gol, que segundo a Fenabrave foi o veículo mais vendido até abril deste ano, com 75.835 unidades, não se saiu bem na pesquisa. Ele mereceu o 13º no índice de confiabilidade (85,6) e perdeu para o Fox (88,3) e para o Ford Fiesta (88,6). Entre os modelos fabricados a partir de 2002, a Palio Weekend, da Fiat, foi a última colocada entre os associados da Pro Teste.

Entre os problemas destacados na pesquisa, os relacionados com equipamentos elétricos, seja de dentro ou de fora do motor, juntamente com a direção, as rodas, o rolamento, o eixo e o sistema de combustível foram os mais freqüentes. Outras partes dos carros que, de acordo com a pesquisa, apresentam diversos problemas são o escapamento, a parte mecânica do motor e seu sistema de refrigeração, e os freios. Por outro lado, quase metade, 45% dos que responderam à pesquisa nunca teve problema que realmente impedisse o veículo atual de andar. Na pesquisa, 23,7% dos veículos tinham entre 2 e 3 anos e 10,2% entre 8 e 10 anos. A Pro Teste também perguntou aos seus associados se eles recomendariam a seus amigos um carro semelhante aos deles. De acordo com o resultado, os veículos que apresentaram os três maiores índices de confiabilidade foram também os mais recomendados. Ou seja, Honda Fit, Toyota Corolla e Honda Civic.

O Diário decidiu conversar com alguns mecânicos de Rio Preto, para verificar se a pesquisa se enquadra à nossa realidade. Na opinião dos mecânicos, Civic e Corolla realmente apresentam poucos problemas, além de virem com 3 anos de garantia de fábrica. Os que visitam mais a oficina são os modelos da Fiat e Ford. “Veículos da Fiat costumam apresentar problemas de vazamento de óleo e os da Ford, avarias na correia dentada e na injeção eletrônica”, explica Fernando Gea Molina, gerente de um centro automotivo. “O Corolla é o que menos dá problemas. Por outro lado, atendemos muito modelos da Fiat e Volks. Estes, correspondem a 45% dos veículos que passam por aqui. Mas acredito que isso aconteça pois eles têm mais representatividade no mercado”, explica Antônio D´Ávila, de uma empresa de serviços automotivos. Segundo ele, Fiat e Volks costumam apresentar problemas no alinhamento e nos freios. Além disso, precisam de manutenção freqüente, que normalmente acontecem mais cedo que modelos de outras montadoras.


Divulgação
A Pro Teste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, perguntou quais os carros mais confiáveis: Civic e Corolla foram os mais lembrados

Mecânicos também escolheram
Enquanto consumidores dão suas opiniões sobre os veículos, a Cinau (Central de Inteligência Automotiva) realizou uma pesquisa sobre a imagem das montadoras, baseada na opinião dos profissionais da reparação, ou seja, mecânicos. A pesquisa elegeu o Volkswagen Gol como o melhor automóvel produzido no Brasil nos últimos 50 anos. “Uma das novidades desta avaliação foi conhecer a opinião do reparador sobre o melhor carro fabricado durante os 50 anos da indústria automobilística no Brasil”, explica Cássio Hervé, diretor da CINAU. Ainda de acordo com a pesquisa, o automóvel, na versão 1.0L, também é o mais recomendado pelo mecânico independente. “Gol e Palio são os que mais atendo. Apesar disso, os problemas são relacionados à manutenção, que é feita em um período de tempo menor que outros modelos. Além disso, acredito que isso ocorra porque são os modelos mais vendidos. Por outro lado, veículos da Citröen, por exemplo, quase não procuram a oficina”, explica Emerson Aro, mecânico.

Segundo ele, veículos da Toyota e Honda são os mais fortes e confiáveis. “Quebram muito pouco”, diz. Um outro destaque desta oitava edição da pesquisa é o Chevrolet Vectra, considerado o carro dos sonhos do reparador, com 11,5% dos votos. Em relação às marcas mais recomendadas pelo reparador, a General Motors está em primeiro lugar no ranking pelo quarto ano consecutivo; seguida pela Volkswagen e, na seqüência, está a Fiat. “Esta versão da pesquisa apresentou mais uma inovação: a inclusão de uma questão sobre informações técnicas. O objetivo foi apurar a opinião do profissional do setor sobre as montadoras, quanto ao acesso a informações técnicas. Nesse aspecto, a vencedora em 1ª escolha foi a Volkswagen”, complementa Hervé. A pesquisa da Cinau também aponta os menos recomendados na opinião do reparador independente. Nesse quesito, o Ford Fiesta é o automóvel menos indicado e a Ford é a montadora menos recomendada ao consumidor.

A pesquisa da Cinau, ‘Imagem das Montadoras 2007’, que ouviu 1.159 profissionais da reparação de todo o País, tem como objetivo levantar a opinião deles sobre o melhor carro, a melhor montadora, o carro dos sonhos e as razões dessas escolhas. A avaliação levou em conta aspectos como qualidade, empatia, desempenho, relação custo/benefício, confiança na marca, informações técnicas, disponibilidade e acesso a peças, durabilidade, manutenção, mecânica dos veículos e tecnologia. “O profissional da reparação independente é considerado um importante formador de opinião entre os seus clientes. Eles escutam a opinião do reparador nos assuntos referentes aos veículos e às montadoras, pois quando necessário eles são críticos em suas colocações e extremamente racionais”, acrescenta Hervé. O mecânico Emerson Aro afirma que o Gol, Palio e Uno são carros fortes, e de manutenção barata. Por outro lado, oferecem menos conforto. “Cada carro tem suas qualidades e seus problemas. Mas acredito que hoje, eles são feitos para durar até 300 mil quilômetros. Isso claro, se a manutenção for feita corretamente”, diz.

Serviço:
- Amorim - Centro Automotivo - (17) 4009-1300
- Dpaschoal - (17)3211-4430
- Motorcar - (17) 3222-6613
   08/10/2009 - Venda de veículos em setembro bate recorde
   04/10/2009 - Cinquecento, ou Fiat 500, chega ao Brasil
   03/10/2009 - Diariomotors realiza feirão de veículos on-line
   30/09/2009 - Novo Kia Cerato chega com preço atrativo e itens de série
   06/09/2009 - Tiggo é a aposta da montadora Chery Brasil
   06/09/2009 - Volks repagina Saveiro para encarar Strada e Montana
   03/09/2009 - Caminhão a etanol da Iveco chega em 2010
   21/08/2009 - Chery apresenta o SUV chinês Tiggo, que custará R$ 49,9 mil
   19/08/2009 - Nova Ranger oferece mais opcionais e preço menor
   19/08/2009 - Kia apresenta seu monovolume Venga no Salão de Frankfurt
   18/08/2009 - Volkswagen faz recall de Novo Gol, Voyage e Fox
   12/08/2009 - Honda City chega com visual esportivo
   10/08/2009 - Kia lança o crossover Soul e aposta no crescimento das vendas
   02/08/2009 - Mitsubishi lança Pajero Dakar: off-road e luxo
   01/08/2009 - Schmitt realiza encontro de carros antigos
   31/07/2009 - VW Polo hatch Sportline modelo 2010 chega com novidades
   28/07/2009 - Fiat lança picape com versão cabine dupla
   24/07/2009 - Rio Preto terá loja de carros chineses
   16/07/2009 - Renault-Nissan estuda modelo para o Brasil
   11/07/2009 - Nova GM vende ativos e sai da concordata

Conheça São José do Rio Preto

Grupo Diário de Comunicação
Jornal Diário da Região: Quem faz o jornal | Assine o jornal | Anuncie no jornal
FM Diário:
Quem faz a FM Diário | Anuncie na FM Diário
Site Diarioweb:
Quem faz o site | Assine o Diarioweb | Mapa do site
Revista Vida&Arte: Quem faz a Revista | Anuncie na Revista
©Copyright 2000 - Todos os direitos reservados ao Grupo Diário de Comunicação - São José do Rio Preto-SP Brasil
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast ou redistribuído sem prévia autorização.
Resolução mínima de 800x600