diarioweb.com.br - Notícias
S. J. do Rio Preto - Sábado, 22 de novembro de 2014 




top
 
 
 
  Página Inicial
  Cinema
  Teatro
  Eventos e Shows
  Galeria de Fotos
  Coluna Social
  Horóscopo
  Diário Imagens
    » E-mail: utilize nosso suporte por e-mail
 
Pernas para o ar
Dança de salão agita Terceira Idade
  Sérgio Menezes  
Maria Helena ensaia passos com o professor Guto Rodrigues

Igor Galante

A idade pode não ser de menina, mas a vitalidade, o gingado e a destreza com que executam os passos mais loucos da dança não deixam dúvidas de que elas dão um banho de talento na pista, derramando um rastro de alegria de viver. É isso mesmo. A Terceira Idade está encontrando na dança de salão sua válvula de escape da depressão e do baixo-astral, ao mesmo tempo em que espanta os riscos de boa parte das doenças da velhice. Em Rio Preto, um grupo de cerca de 60 senhoras, com idades entre 46 e 76 anos, já se entregou aos benefícios da dança de salão e não erra um passo seja de tango, gafieira, bolero, rumba, salsa ou tcha tcha tcha. “A dança aumenta a minha auto-estima e me enche de entusiasmo de viver. Ao dançar, o lema é ‘Xô, depressão”, relata a aposentada Maria Helena de Silvio, 53 anos. Ela, que nunca havia dançado, nem na juventude, começou há quatro anos, por recomendação médica, pois tinha tendência à depressão. “Eu resolvi adotar a dança de salão como um exercício físico”, diz a assistente social aposentada Maria Thereza da Costa, 67. “Eu sou do tempo que Thereza se escrevia com ‘Th’”, brinca. Depois que se aposentou, ela, que tinha uma vida bastante ativa, começou a engordar. Seu geriatra lhe indicou esportes.

Ela optou pela dança. O resultado foi melhor do que o esperado. “Estou dançando há dois anos e já emagreci 7 quilos”, confessa. Confiante, positiva e solteira, ela dá um show nos bailes. Mas por mais incrível que pareça, ainda toma alguns “chás de cadeira”. “Geralmente, nos bailes para terceira idade, vão os casais. Só que sempre pinta algum ‘avulso’ que a gente tira para a pista”, diz. “Hoje eu faço passos que até os mais jovens se espantam”, rebate a aposentada Célia Monteiro dos Santos, 54 anos. “A dança é uma verdadeira terapia. A auto-estima vai lá em cima”, resume. Célia começou a dançar há 3 anos. Extremamente ativa, dificilmente é encontrada em casa. É mais fácil achá-la no clube Palestra, jogando vôlei, peteca, ou dançando. Em sua casa há estante cheia de troféus conquistados em campeonatos. “É o meu orgulho”. Quando se aposentou, ela conta que nem quis dar tempo para que a depressão se aproximasse e logo se ocupou do que fazer. “Estou vivendo agora; vou dedicar-me a mim”, avisa a aposentada.

Para Guto Rodrigues, 29, professor de dança de salão do grupo de terceira idade, dançar é o melhor remédio para o corpo e para a mente. “A dança é um estímulo para elas não ficarem presas em casa”. Segundo Rodrigues, pelo lado psicológico, a prática desta atividade ajuda a mudar o visual da turma, que se sente mais auto-confiante. Na parte física, no entanto, os benefício vão além. “Em uma aula de tango, por exemplo, elas chegam a queimar 500 calorias”, garante o professor. Além disso, a dança melhora a circulação sangüínea e a coordenação motora. Mas há um detalhe muito importante: “Todas as alunas passam por uma avaliação física antes de começar a dançar, pois os passos exigem bastante delas”, conta. “Eu danço três vezes por semana, mas não posso bobear, por isso também faço ginástica na academia”, diz Maria Helena. “A gente não tem mais a flexibilidade dos 20 anos; tudo depende de investir também em atividades físicas”, acresce Célia.

Serviço:
Mais informações pelo fone (17) 231-1340

Campanha investe nas pessoas idosas
Existem 14 milhões de brasileiros (55,1% mulheres e 44,9% homens) acima de 60 anos, segundo o Censo 2000 do IBGE. Eles serão 32 milhões em duas décadas, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). A expectativa de vida deve saltar para 80 anos até o ano de 2025. “O idoso está no centro dos debates: de um lado, cresce o espaço que eles ocupam na vida das famílias - muitas vezes o dinheiro da aposentadoria do vovô ou da vovó é a maior fonte de renda familiar; de outro, a Terceira Idade ganha vida própria, com cuidados, passatempos e até viagens específicas”, diz a médica geriatra Maristela Soubihe. Em São Paulo, por exemplo, funciona uma agência de viagens, a Apel, especializada em turismo cultural para a Terceira Idade. “Quanto mais a sociedade e as empresas se conscientizarem do quanto é importante aproveitar experiências já vividas, mais fácil será para os jovens entender a importância de aprender com os mais velhos, o que contribui para o resgate da cidadania das pessoas idosas”, diz. Resgatar a cidadania da Terceira Idade, aliás, é o objetivo da Campanha da Fraternidade deste ano, com o tema “Fraternidade e as Pessoas Idosas - Dignidade, Vida e Esperança”. É uma oportunidade para cada família refletir sobre as melhores maneiras de conviver com seus idosos, diz Maristela, que aponta o otimismo, a prática de exercícios físicos, uma boa alimentação e apoio da família como os principais segredos da longevidade.
   20/10/2009 - Semana da Itália tem mostras e palestras
   20/10/2009 - Mostra traz figuras humanas criadas a partir de linhas
   20/10/2009 - Lançamento oficial da 4ª Bienal do Livro de Rio Preto
   17/10/2009 - Maria Cecília & Rodolfo canta hits do sertanejo universitário
   17/10/2009 - Divulgadas canções escolhidas para Festival Sertanejo
   16/10/2009 - Fernandópolis terá festival de rock neste sábado
   16/10/2009 - Jota Quest é atração desta noite na Expo
   16/10/2009 - Mostra traz figuras humanas criadas a partir de linhas
   16/10/2009 - Sesc realiza festival da diversidade
   16/10/2009 - Festival Universitário de Música define finalistas
   15/10/2009 - Expo recebe dupla João Carreiro & Capataz
   15/10/2009 - Ônibus recebe inscrições para ‘Menina Fantástica’
   15/10/2009 - Fotógrafo do Diário conquista 2º lugar em concurso nacional
   15/10/2009 - Professor lança livro com poemas de rodeio em Mirassol
   14/10/2009 - Luan Santana anima Expo em Rio Preto
   14/10/2009 - Matemática e astronomia divertem público no CICC
   14/10/2009 - Último dia para entrega das obras
   14/10/2009 - Seleção para Menina Fantástica será hoje no Riopreto Shopping
   14/10/2009 - Meninos da Missão Resgate expõem no Centro Cultural
   13/10/2009 - Novo single de Michael Jackson está na internet

Conheça São José do Rio Preto

Grupo Diário de Comunicação
Jornal Diário da Região: Quem faz o jornal | Assine o jornal | Anuncie no jornal
FM Diário:
Quem faz a FM Diário | Anuncie na FM Diário
Site Diarioweb:
Quem faz o site | Assine o Diarioweb | Mapa do site
Revista Vida&Arte: Quem faz a Revista | Anuncie na Revista
©Copyright 2000 - Todos os direitos reservados ao Grupo Diário de Comunicação - São José do Rio Preto-SP Brasil
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast ou redistribuído sem prévia autorização.
Resolução mínima de 800x600