diarioweb.com.br - Notícias
S. J. do Rio Preto - Sexta, 25 de julho de 2014 




top
 
 
 
  Página Inicial
  Cinema
  Teatro
  Eventos e Shows
  Galeria de Fotos
  Coluna Social
  Horóscopo
  Diário Imagens
    » E-mail: utilize nosso suporte por e-mail
 
Ação
Exposição recria universo de linhas férreas e trens
São José do Rio Preto, 4 de junho de 2009
  Guilherme Baffi  
Jorge Etecheber recria no Sesc, a partir de hoje, o cenário das linhas ferroviárias

Francine Moreno

00:50 - A linha férrea tem papel histórico, econômico, político e cultural na formação e desenvolvimento de municípios e cidades do entorno. E em Rio Preto não foi diferente. A posição da linha férrea favoreceu seu crescimento. Para remeter a esse passado de conquista, desafiar os padrões do tempo e apresentar as novas gerações, o Sesc Rio Preto cede seu espaço para a inauguração da exposição fotográfica “Caminho de Ferro, Linha da Vida”, nesta quinta-feira, às 20 horas, na área de convivência. A mostra ficará aberta até o dia 28 de junho, de terça a sexta-feira, das 13 às 22 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 19 horas. A entrada é gratuita. Uma viagem entre o passado e o futuro, a mostra reúne 32 fotografias através das lentes de três fotógrafos, Jorge Etecheber, Edson Baffi e Toninho Cury, e do arquivo público municipal. As imagens ganharam vida por meio da arte em formato de 60 X 90 centímetros, em papel fotográfico especial.

As fotos retratam diferentes períodos. Há passagens pelas décadas de 20 a 70. Como a construção do projeto atual da estação municipal, inauguração dos primeiros trens e pontos da cidade, dentre outros marcos da época. Uma parte da exposição traz fotos que abordam a modernização do sistema ferroviário, com implementação de novos trens e suas longas viagens. A exposição contará ainda com objetos, apitos, contador de passagem, cartão de ponto de funcionários, bandeira de sinalização e uniformes de maquinistas. De acordo com o fotógrafo e organizador da mostra Jorge Etecheber, “Caminho de Ferro, Linha da Vida” é inspirada na letra de música de Heitor Villa Lobos, “Trenzinho Caipira”, parte integrante da peça Bachianas Brasileiras, considerada uma crítica positiva à sociedade e ao desenvolvimento da malha ferroviária, além de se caracterizar por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra. “O objetivo é trazer para a mostra temas como o resgate cultural ferroviário.

Ao destacarem o início da construção da estação ferroviária, as locomotivas e sua importância no desenvolvimento do interior, conseguimos trazer de volta belas lembranças dessa época para adultos e apresentar outra visão às crianças, que conhecem apenas o trem de carga, que passa pelo centro da cidade. É também um resgate de valores esquecidos, como os das longas viagens, onde os passageiros iam até o vagão-restaurante fazer uma refeição e tomar um café”. A mostra conta ainda com um espaço totalmente dedicado à longa história da linha ferroviária. Nesta visita ao passado, o visitante vai conhecer algumas histórias de passageiros e funcionários por meio de vídeos. “Vamos reavivar os sentimentos inerentes ao período como o regionalismo, a melancolia, e ao mesmo tempo, o progresso que a região de Rio Preto viveu nos tempos áureos do transporte ferroviário. São depoimentos especiais e emocionantes daquela época.” “Caminho de Ferro, Linha da Vida” tem apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Araraquarense e faz parte da programa “Minas Gerais em Linhas Gerais”, que mostra um pouco da história do mineiro e do trem, responsáveis pela origem da história rio-pretense.

Serviço:
“Caminho de Ferro, Linha da Vida”, exposição fotográfica até o dia 28 de junho, na área de convivência do Sesc Rio Preto. Abertura hoje, às 20 horas. De terça a sexta, das 13h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 19h. Entrada gratuita. Informações pelo fone (17) 3216-9300.


Colaboração/Sylvio Coutinho
Cantor Lô Borges faz show nesta sexta-feira, às 22hs, na festa junina do Sesc

‘Arraial’ do Sesc começa amanhã
Paralelo à exposição fotográfica “Caminho de Ferro, Linha da Vida”, o Sesc prepara sua tradicional festa junina. E quem julga que o arraial se resume a quentão, fogueira e comida típica precisa conhecer a versão preparada para o final de semana. A festa mistura tradição, modernidade e a criatividade característica do povo mineiro, este ano homenageado pela unidade. Na programação estão shows especiais, decoração, comida típica e o que há de melhor na cultura mineira. Denominada “Minas Gerais em Linhas Gerais”, a festa junina investe pesado nas atrações. Serão pelo menos seis. Para unir culturalmente etnias diferentes, “Trio Sucupira” abre a festa amanhã. As atrações musicais estarão concentradas no ginásio. O evento vai até domingo e terá ainda atrações como “Lô Borges”, “Zeca Collares”, “Zé Geraldo”, “Luis Salgado” e “Célia & Celma”. A estimativa da organização é receber um público de cerca de 15 mil pessoas durante os três dias de festa. A entrada é gratuita.

Para o show de abertura, às 20h30, os mineiros do “Trio Sucupira” vão apresentar composições próprias e releituras de clássicos de Tom Jobim, João Donato e Gilberto Gil, unindo ritmos brasileiros como baião e forró com o fusion. Às 22h15 tem início o show de Lô Borges, do lendário Clube da Esquina, com músicas inéditas realizadas com os parceiros já consagrados e composições que estão nos CDs ‘Bandha’ e ‘Intimidade’ . No sábado, a festa continua com show do músico mineiro Zeca Collares, às 20h30. No repertório, música raiz instrumental brasileira, que é a sua marca. Seguido pela apresentação de Zé Geraldo, às 22h15, pautada por músicas como “Senhorita” e “Tô Zerado”. No domingo, a festa termina com o show do cantor Luis Salgado, às 20h30, que traz de patos de Minas a influência das festas na roça e a apresentação das mineiras “Célia & Celma”, às 22h15, com as canções “Canjiquinha com Costelinha” e “O Bolinho de Macarrão”.

Serviço:
Festa Junina “Minas Gerais em Linhas Gerais”, de amanhã a domingo no Sesc. A partir das 18 horas. Entrada gratuita. Informações pelo (17) 3216-9300.

Clique aqui e confira a programação de eventos e shows
   20/10/2009 - Semana da Itália tem mostras e palestras
   20/10/2009 - Mostra traz figuras humanas criadas a partir de linhas
   20/10/2009 - Lançamento oficial da 4ª Bienal do Livro de Rio Preto
   17/10/2009 - Maria Cecília & Rodolfo canta hits do sertanejo universitário
   17/10/2009 - Divulgadas canções escolhidas para Festival Sertanejo
   16/10/2009 - Fernandópolis terá festival de rock neste sábado
   16/10/2009 - Jota Quest é atração desta noite na Expo
   16/10/2009 - Mostra traz figuras humanas criadas a partir de linhas
   16/10/2009 - Sesc realiza festival da diversidade
   16/10/2009 - Festival Universitário de Música define finalistas
   15/10/2009 - Expo recebe dupla João Carreiro & Capataz
   15/10/2009 - Ônibus recebe inscrições para ‘Menina Fantástica’
   15/10/2009 - Fotógrafo do Diário conquista 2º lugar em concurso nacional
   15/10/2009 - Professor lança livro com poemas de rodeio em Mirassol
   14/10/2009 - Luan Santana anima Expo em Rio Preto
   14/10/2009 - Matemática e astronomia divertem público no CICC
   14/10/2009 - Último dia para entrega das obras
   14/10/2009 - Seleção para Menina Fantástica será hoje no Riopreto Shopping
   14/10/2009 - Meninos da Missão Resgate expõem no Centro Cultural
   13/10/2009 - Novo single de Michael Jackson está na internet

Conheça São José do Rio Preto

Grupo Diário de Comunicação
Jornal Diário da Região: Quem faz o jornal | Assine o jornal | Anuncie no jornal
FM Diário:
Quem faz a FM Diário | Anuncie na FM Diário
Site Diarioweb:
Quem faz o site | Assine o Diarioweb | Mapa do site
Revista Vida&Arte: Quem faz a Revista | Anuncie na Revista
©Copyright 2000 - Todos os direitos reservados ao Grupo Diário de Comunicação - São José do Rio Preto-SP Brasil
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast ou redistribuído sem prévia autorização.
Resolução mínima de 800x600